QUEM SOMOS?

A riqueza do Carmelo não são as obras educativas, nem uma presença nas universidades. A força do Carmelo, sua missão e seu apostolado é manter acesa na Igreja e no mundo a chama da oração que, como fermento, sal e luz, dá sentido a toda a vida humana. O mundo interior, o castelo interior - que é cada um de nós - é o lugar onde devemos encontrar a Deus, a nós mesmos e aos outros.

Teresa d’Ávila, João da Cruz, Teresa do Menino Jesus e, podemos dizer, todos os santos do Carmelo são um voz que vem do silêncio e chega até nas trevas os seus escritos... e hoje também com os meios tecnológicos.

Seja bem vindo à ESCOLA DO CARMELO. Uma iniciativa oportuna e muito válida do carmelita Frei Claudiano, que possui o carisma de transmitir de maneira agradável e séria os temas carmelitanos.

Condivido esta inciativa e, não só a recomendo, também convido a passar adiante formando assim, como Santa Teresa, a família “AMIGOS FORTES DE DEUS”.

Muito obrigado Frei Claudiano. Seja feliz!

Frei Patrício Sciadini, OCD.
Cairo – Egito, 29 de abril de 2020

O QUE É A ESCOLA DO CARMELO?

O Carmelo nasceu com “militares” defensores da Terra Santa, no século XII. Esses varões fortes de Deus se expandiram pelo mundo. Em 1562, Santa Teresa d’Ávila começou uma reforma dentro do Carmelo, surgindo o Carmelo Descalço. Sua fundação deu e dá muitos santos e santas, três doutores da Igreja e acreditamos virem mais. A grandeza dessa obra inspirada pelo Espírito de Deus é tão rica que é impossível comensurar.

A Escola do Carmelo é o apostolado de divulgação da espiritualidade do Carmelo. Escola porque muitos são os mestres espirituais. E hoje o que não falta é gente sedenta de uma espiritualidade construída na rocha, que as conduza à fonte da vida.

O lema: oração, reflexão e evangelização.
Oração: é a porta do castelo interior.
Reflexão: é o estudo sério dos santos para ensiná-los com segurança.
Evangelização: traduzir de forma simples o que os santos nos ensinam nas suas pequenas e grandes obras.

BEM VINDO(A) À ESCOLA DOS SANTOS DO CARMELO!

A IDENTIDADE DO CARMELO TERESIANO
Frei Felipe Sainz de Baranda, OCD